25 maio 2011

A fada dos Dentes



O conto da Fada que troca o dente de leite por um presente pode ajudar as crianças quando o primeiro dente estiver prestes a cair.

A troca dos dentes de leite pelos permanentes, que começa entre 5 e 7 anos, pode gerar medos e desconfortos. Será que o dente não vai cair? Vai doer? A fada dos dentes pode ajudar você a driblar essa ansiedade.  

Existem algumas versões para essa história, mas a que eu mais gosto e conto é que a fada que vem buscar o dente embaixo do travesseiro quando a criança dorme e troca por um presente ou uma moedinha.

Quando eu era pequena minha mãe e minhas avós usavam a história de jogar o dente no telhado e fazer um pedido para o ratinho que levava aquele dente e trazia outro novinho. Existem várias versões, na França, por exemplo, é o ratinho quem busca o dente e o leva para a Fada. Confesso que depois que descobri a versão da Fada dos Dentes me simpatizei mais. E hoje uso essa estória no consultório para deixar as crianças mais felizes, sendo também uma forma de passar a elas que trocar os dentinhos tem várias recompensas além de logo, logo ganhar um dente novinho, lindo e saudável.
Se como eu você gosta mais da primeira opção, você pode fazer a troca ou quando seu filho estiver em sono profundo ou na hora em que for acordá-lo no dia seguinte. E essa troca não precisa ser só por uma moedinha, pode ser por um presentinho qualquer que você julgue importante para o momento.

Quando a criança associa esta etapa do desenvolvimento com o caráter mágico desta lenda, ela consegue, por meio da imaginação, transpor este obstáculo. Assim como o Papai Noel e o Coelhinho da Páscoa, a Fada dos Dentes funciona como um elemento que ajuda a criança a lidar com a realidade. E ainda tem mais, elas podem estar
fazendo conta de matemática, aplicando fundamentos da educação financeira, exercitando o raciocínio lógico. O mais importante, entretanto, é desenvolver a fantasia e arrumar argumentos altamente plausíveis para mantê-la viva.
Viva a fantasia! E nós, “gente grande”, somos os que mais precisamos dela!
Para cada pacientinho que tira seu dente no meu consultório fiz um mimo especial para que esse momento fique ainda mais gostoso! Latinhas para guardar seus dentinhos, onde eles podem anotar as datas de quando o dente caiu (esfoliou) e assim que ficarem maiores terão boas recordações desses tempos mágicos!
Um beijinho! Cami













Amei fazer as latinhas para os meus pacientes tanto da Unidade de Saúde quanto os do consultório!
E eles também amaram!!!

20 maio 2011

...

Não tenho culpa se meus dias tem nascido completamente coloridos e alguns cismam em querer borrar as cores. Não tenho culpa se meu sorriso é sincero e acontece por motivos BOBOS, mas BEM especiais. Não tenho culpa se meus passos são firmes. NÃO sou perfeita... Eu tropeço e caio de vez em quando, aliás, eu caio muito! Mas tenho uma habilidade divina para levantar das minhas quedas. Sou forte sim! Nasci para ser e este é meu maior orgulho; e para AQUELES que me feriram na batalha, ofereço a vitória da guerra... Eu luto, eu insisto!!!!! Percebi que meu olhar tem brilhado diferente ultimamente. E brilhará diferentemente a cada dia mesmo que por vezes mares de lágrimas invadam minha face e a tristeza me domine por instantes, EU VOLTO à tona. Juro que me esforço para entender a existência de certas pessoas mas sinceramente? É difícil! Sei que o mundo aqui não é dos mais justo mesmo, compreendo! Mas assim mesmo tenho bastante lápis de cor... EMPRESTO para quem quiser colorir a vida!!!

Sou eu mesma do começo ao fim! Não abro mão das coisas que gosto (e quero) tão facilmente! Não tolero desrespeito, aliás o maior respeito que tenho é por mim mesma e só faço escolhas que contribuem para o meu crescimento e para o crescimento das pessoas mais próximas! Não costumo ter medo, apesar de já tê-lo sentido! Minha independência pode te confundir com arrogância... Mas sou muito gentil, apesar de firme! Digo clara e serenamente a minha verdade, ouço a dos outros, afirmo o meu desejo, mas sou capaz de negociar e até abrir mão de determinadas questões para manter o equilíbrio entre as coisas! Acho que o encanto está no mistério de viver! Sinto saudades mesmo estando perto! Não perco meu senso de humor por nada! Me valorizo! Não me comparo ou disputo com ninguém... (sou melhor do que a comparação)! Mantenho meu controle! Tenho vários motivos para ser apaixonada pela vida! Gosto de cuidar de mim e das pessoas que eu gosto. E o principal: EU cuido dos meus próprios problemas!